sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Toyota Prius começa a ser vendido no Brasil por R$ 120.830

Híbrido japonês já pode ser comprado nas 139 concessionárias da marca no território brasileiro


A Toyota cumpriu o que prometeu e começou a vender o híbrido Prius no Brasil. Segundo a marca, o modelo já está disponível nas 139 concessionárias espalhadas pelo país. O carro vai custar R$ 120.830 – um pouquinho a mais do que a estimativa anterior de R$ 120 mil. A venda do carro para o início de 2013 foi anunciada no Salão de São Paulo, em novembro do ano passado. Apesar do mercado brasileiro estar engatinhando em relação a carros híbridos, a marca se mostrou otimista no evento e projetou comercializar mil unidades no primeiro ano do Prius no Brasil. Sem incentivos fiscais do governo – como acontece em outros países com carros "verdes" – o Prius vai se posicionar acima do Corolla e abaixo apenas do sedã mais caro Camry.

O Prius é equipado com dois motores, um a combustão e outro elétrico. O motor a combustão é movido à gasolina e possui quatro cilindros em linha e cilindrada de 1798cc. O motor elétrico, por sua vez, possui potência de 650 Volts e é dotado de corrente elétrica alternada trifásica e funciona em sincronia com o motor a combustão, para potencializar o desempenho em altas velocidades e impulsionar as rodas quando o veículo estiver funcionando exclusivamente no modo elétrico. A potência combinada dos motores é de 138cv.


O híbrido também reúne em seu projeto diversas formas de economia de combustível. A tecnologia Toyota Hybrid Synergy Drive utiliza uma potente bateria autônoma, que alimenta o motor elétrico, com potência máxima de 27 kW. Isso permite que em trechos urbanos com velocidade até 50km/h, em média, apenas o motor elétrico seja acionado, o que significa que nenhuma gota de combustível está sendo utilizada. Para velocidades superiores, os motores elétrico e a gasolina trabalham em conjunto, com média de consumo de combustível de 25,5km/l.

O Prius que chega ao Brasil não é plug-in, ou seja, não pode ser carregado na tomada, mas existem formas de acumular energia. A principal delas são os freios regenerativos que permitem acúmulo de energia a cada frenagem realizada pelo condutor. Quando o veículo desacelera ou o freio é acionado, o motor elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética em energia elétrica, carregando tanto a bateria híbrida quanto a bateria regular do Prius. Este sistema é particularmente mais efetivo em tráfego urbano, onde as acelerações e frenagem são mais frequentes.


Visando a máxima economia de combustível, o Prius permite ao motorista selecionar quatro modos de condução, Normal, EV – Eletric Vehicle –, Eco e PWR – Power –, para otimizar a dirigibilidade de acordo com as necessidades do momento. Lançado em 1997, as vendas do Prius já ultrapassaram a marca de 3,5 milhões de unidades em todo o mundo, sendo Estados Unidos e Japão seus principais mercados.



Fonte: Motordream

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