Utilitário aparece em Detroit com mudanças no visual e transmissão; Jeep Grand Cherokee também é novidade da marca no Salão
O modelo de base na Jeep no Brasil, o Compass, chega com novo visual às lojas no segundo semestre desse ano. Lançado há um ano no país, o utilitário esportivo passou por mudanças sutis no design, principalmente na dianteira, e recebeu nova transmissão. No lugar do CVT de seis velocidades entra a transmissão automática sequencial (também de seis), que promete até 15% a mais de economia em relação ao modelo anterior.
As opções de motorização não mudam. No Brasil, o Compass é oferecido com motor 2.0 de 156 cv. Nos Estados Unidos ainda há um 2.4 litros de 174 cv. No design, as mudanças foram sutis, com novo desenho da grade e linhas levemente mais “musculosas” na dianteira. O modelo 2014 também oferece rodas de alumínio de 18 polegadas (atualmente as rodas são aro 17).
Lançado em 2007 nos Estados Unidos e reestilizado em 2011, versão trazida ao Brasil em 2012, o Jeep Compass está perto de seu último respiro. Sergio Marchione, CEO dos grupos Fiat e Chrysler, já havia confirmado à agência Automotive News, no ano passado, que o Compass será descontinuado em 2014. O utilitário dará lugar a novos modelos, projetados em parceria com a Fiat.
Jeep Grand Cherokee
Outra atração da Jeep no Salão de Detroit (EUA) é o Grand Cherokee reestilizado. O jipão passou por mudanças no design mais significativas que o Compass. Os faróis estão menores, e ficam em posição mais alta, na parte superior do para-choque, que agora tem uma linha que o separa em duas partes. Os cromados também se destacam na grade, maçanetas e retrovisor.
Segundo a Jeep, o modelo também passou por mudança no interior, com materiais novos, desenhados e projetados para dar mais “refinamento” ao utilitário, um pedido comum dos consumidores nos últimos anos.
A principal novidade também está no conjunto motor e câmbio: a transmissão agora é de oito velocidades, um grande avanço em relação ao câmbio atual, de cinco, e a gama de motores ganhou uma opção turbodiesel 3.0 V6, de 243 cv. A economia de combustível também é de 15%, de acordo com a marca. No Brasil o Grand Cherokee é oferecido com um propulsor a gasolina 3.6 V6 de 286 cv.
Fonte: Auto Esporte
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