domingo, 2 de dezembro de 2012

ESPECIAL GAMES: NEED FOR SPEED (parte 1)

Acompanhe um resumo de toda a série aqui











Desde que me entendo por gente, sempre fui aficionado por carros. Meu meio irmão até brincou uma vez que me apaixonei por eles quando ainda estava na maternidade, no dia em que eu nasci, pois o primeiro presente que ganhei foi um carrinho que ele levou pra mim no hospital, e para falar a verdade, eu não duvido muito. 
Com os video games não foi diferente: meu 1º video game foi um Atari 2600. Tive vários jogos, como Pac Man e Pitfall, mas foi por Grand Prix que eu me senti atraído pelos jogos de corrida. Mas meu Atari, mesmo naquela época, já era “peça de museu”, porém ele aguentou firme e forte até meados de 1994, quando ele queimou e meu pai não conseguiu achar peças novas para consertá-lo, e resolveu jogá-lo fora. Desde então sempre ficava pedindo para os meus pais um video game novo, mas não tínhamos dinheiro para isso. Mas foi a ajuda do meu tio, no Natal de 1998, que ganhei meu Super Nintendo, e de quebra, ainda ganhei um cartucho do Top Gear! Me viciei rápido, jogava horas e horas, e zerei inúmeras vezes! Mas 4 meses depois um ladrão entrou na minha casa quando eu não estava e, entre as coisas que ele roubou, meu SNES. Fiquei arrasado, mas não por muito tempo: a sobrinha da patroa do meu pai me deu o dela, que ela havia comprado em Nova York! E não demorou muito e ganhei um cartucho do Top Gear 2. Joguei por muitos anos esse jogo, e também Super Mario kart, que comprei muito tempo depois. 
Mas estava sentindo que faltava algo, afinal enquanto todo mundo estava comprando um Playstation 2, eu ainda tinha um SNES. Foi então que no Natal de 2005, eu ganhei meu Playstation 1. Sim, embora o PS2 já estivesse dominando o mercado, eu ganhei um PS1, mas pra mim já era um avanço enorme. E qual foi a primeira coisa que eu fui fazer? Comprei um jogo de corrida que meu irmão havia me indicado: Need for Speed. Mas quando cheguei da loja (leia-se “camelódromo”), o vendedor tinha vários títulos da série. Optei por comprar o NFS 3: Hot Pursuit, pois ele havia me dito que esse tinha perseguições policiais. Pronto, eu fiquei doido! Logo me viciei de novo, e não demorou muito para eu comprar também o Need 4 Speed: High Stakes. Isso foi o suficiente para eu me tornar um grande fã da série. 
E é por isso que hoje eu resolvi fazer essa matéria e mostrar pra vocês a trajetória dessa série que há tantos anos continua inovando e divertindo tantos apaixonados por automobilismo. E já aviso de antemão que eu não joguei todos os jogos, então alguns eu comentarei somente o que eu li.




ROAD & TRACK PRESENTS: THE NEED FOR SPEED

O primeiro título da série foi lançado em 1994 e era um simulador de corridas. Já nessa época existiam corridas ilegais, pois em diversas corridas você corria em meio ao tráfego e fugia da polícia. Por conta das limitações da época, o jogo possuía poucos carros, apenas 7: 

- Lamborghini Diablo VT 
- Mazda RX7 
- Chevrolet Corvette ZR1 
- Dodge Viper RT/10 
- Acura NSX 
- Toyta Supra 
- Ferrari 512TR 

Dá para ver que era só nome de peso, todos lançamentos esportivos daquela época. O jogo tentou ao máximo ser fiel quanto ao desempenho dos veículos, e é por isso que, se vocês repararem, o nome jogo é “Road & Track: The Need for Speed”. Road & Track era uma revista americana especializada em carros, e com a ajuda deles, a Eletronic Arts, produtora do jogo, desenvolveu toda a performance dos carros no game. A revista financiou os testes de direção para cada veículo, para que tudo fosse o mais real possível dentro do game, e o jogador poderia se sentir um piloto de verdade. 
O jogo contava também com vídeos para cada carro onde constava todas as informações técnicas, narradas pelos especialistas da Road & Track, além de imagens dos carros em ação.


Eu não havia jogado esse título até ontem, quando resolvi baixar e experimentar para poder dar minha opinião aqui: sinceramente, eu não gostei. Provavelmente pelo fato de eu já estar acostumado com os gráficos e jogabilidade dos títulos mais recentes. Confesso que me senti até humilhado jogando-o, pois mesmo em uma pista de corrida, eu não conseguia manter o carro no asfalto por muito tempo, talvez pelo fato de não conseguir me adaptar, e até mesmo aceitar, que o game seja de simulador, uma vez que a partir de sua sequência todos os outros jogos foram arcade (exceto pelos NFS Shift e Shift Unleashed, que falarei mais a frente). Resultado: não ficou mais de meia hora instalado no meu computador – desinstalei e deletei. 



NEED FOR SPEED II 

Em 1997, é lançado o segundo título da série: Need for Speed II. Este game já não era mais simulador, tornando-se um game arcade (a partir desse, todos os outros foram arcades até o NFS Undercover). Este jogo também contava com 12 carros, 5 vindos na Special Edition, edição especial com melhoria nos gráficos, lançada algum tempo depois: 

- Ferrari F50 
- Jaguar XJ220 
- Lotus Elise GT1 
- McLaren F1 
- Ford GT90 (carro conceito do Ford GT40) 
- Lotus Esprit 
- Italdesign Càla 
- Ferrari 355 F1 
- Ford Mustang Mach III 
- Ford Indigo (protótipo) 
- Isdera Commendatore 
- Italdesign Nazca C2 

Como dito anteriormente, esse jogo abandonou o estilo simulador e adotou a fórmula arcade, possivelmente para atingir um público maior, pois é um estilo onde controlar o carro é mais fácil. 
Nesse jogo, a polícia foi retirada, focando apenas nas corridas, que aconteciam sempre em meio ao trânsito. O jogo também é um dos pioneiros dos atalhos, onde você poderia cortar caminho passando por um trecho fora da pista. 
Havia também outros carros, e até algumas bizarrices, que você poderia ativar por códigos: você poderia correr com um ônibus escolar e com um Fusca, e até mesmo com um tronco de árvore e um Tiranossauro Rex.


Eu cheguei a ter esse jogo... por 2 semanas. Na época que eu o comprei, eu não tinha um PC bom, e o jogo dava problemas nos primeiros minutos por causa disso (acreditem, isso foi em 2005)! Mas nesses primeiros minutos que eu consegui jogar, eu gostei. É um jogo realmente divertido, e fácil de jogar. 



NEED FOR SPEED III - HOT PURSUIT 

Em 1998, foi lançado um dos meus episódios preferidos da série: Need for Speed III – Hot Pursuit. Foi o primeiro jogo da série que eu joguei, e foi através dele que eu a conheci. 
Como o próprio nome diz, este game é focado em perseguições policiais, mas se engana quem pensa que as corridas foram deixadas de lado. Você podia competir em um campeonato, divido em duas categorias: Esportivos e Superesportivos, e contavam com os seguintes carros: 

- Aston Martin DB7 (exclusivo para PC) 
- Chevrolet Corvette 
- Ferrari 355 F1 (exclusivo para PS1) 
- Ferrari 355 F1 Spider (exclusivo para PC) 
- Ferrari 456M GT (DLC para PC) 
- Ferrari 550 Maranello 
- Ford Falcon GT (Edição Australian Muscle) 
- HSV VT GTS (Edição Australian Muscle) 
- Italdesign Nazca C2 (exclusivo para PS1) 
- Italdesign Scighera (exclusivo para PC) 
- Jaguar Sport XJR-15 
- Jaguar XK8 (exclusivo para PC) 
- Jaguar XKR (DLC para PC) 
- Lamborghini Countach 25TH 
- Lamborghini Diablo SV 
- Lister Storm (DLC para PC) 
- Mercedes-Benz CLK-GTR 
- Mercedes-Benz SL600 (exclusivo para PC) 
- Spectre R42 (DLC para PC) 
- 98 Indy 500 Pace Car (Edição Wal Mart) 

O jogo ainda contava com 2 veículos em edição policial: o Chevrolet Corvette e o Lamborghini Diablo SV (este último era dourado). Contava também com um carro exclusivo para o game: o El Niño, um carro que era uma mistura de carro conceito e esportivo americano.

O carro apelão do jogo: El Niño











Eu tive este jogo quando ganhei meu Playstation, e gostei muito, pois até aquele momento nunca havia jogado nada como este. Os gráficos eram lindos comparado com Top Gear, do Super Nintendo. Ontem, 30 de novembro, baixei a versão de PC para recordar. A versão de PC possui mais carros que a versão do Playstation, mas quando se fala de gráficos, na minha opinião, a do Playstation o deixa para trás. Na minha opinião, Need for Speed III – Hot Pursuit para Playstation é o melhor.



NEED 4 SPEED – HIGH STAKES 

Need for Speed 4 – High Stakes, ou Need 4 Speed - High Stakes, é o quarto jogo da franquia, e foi lançado em 1999. Pela primeira vez, a série contava com pistas fora do território americano, passando também por Austrália, Canadá e países da Europa. O game contava com os carros listados abaixo: 

- Aston Martin DB7 (Padrão no PS1 e DLC no PC) 
- BMW M5 
- BMW Z3 Roadster 2.8 
- BMW M Coupé (DLC para PC) 
- BMW M Roadster (DLC para PC) 
- Chevrolet Camaro Z28 
- Chevrolet Corvette 
- Ferrari 550 Maranello 
- Ferrari F50 
- Ferrari 360 Modena (DLC para PC) 
- Ford Falcon XR8 (Edição Australiana) 
- HSV SV99 (Edição Australiana - PC) 
- HSV VT GTS (Edição Australiana – PS1) 
- Jaguar XKR 
- Jaguar XJR-15 (DLC para PC) 
- Lamborghini Diablo SV 
- Lister Storm (DLC para PC) 
- McLaren F1 GTR 
- Mercedes-Benz SLK 230 
- Mercedes-Benz CLK-GTR 
- Nissan Skyline GTR V-Spec R34 (Edição Japonesa) 
- Pontiac Firebird Trans Am 
- Porsche 911 Turbo (993) 

Também foi a partir daqui que a série passou a demonstrar favoritismo com carros da montadora Porsche, pois em quase todos os games tinham, pelo menos, um veículo dessa marca. O jogo também possuía 2 carros fictícios exclusivo do jogo: Titan (tinha um visual de Hot Rod, com rodas traseiras enormes) e Phantom (estilo carro conceito, com desenho futurista e agressivo). 
Outra diferença nesse game é que dessa vez você poderia jogar como a polícia em seu respectivo país, ou seja, havia um tipo de viatura para cada país.



O Hot Wheels tamanho gigante: Titan





Como podem ver, mais uma vez a versão para PC possuía mais veículos disponíveis que a versão de Playstation, por conta das limitações do CD do game. Mas novamente, na minha opinião, prefiro a versão do Playstation, pois a qualidade (principalmente dos menus, eram de fácil acesso) e os gráficos eram superiores. 
E pouca gente sabe, ou percebeu, mas foi aqui que começou a onda do tuning! Sim, quando você comprava upgrades para os seus carros, eles eram rebaixados, ganhavam novos kits de parachoques, rodas e, dependendo do modelo dos carros, listras. Por isso que esse jogo acabou se tornando um dos meus preferidos, e joguei muito, até mais que o NFS Hot Pursuit.



NEED FOR SPEED – PORSCHE UNLEASHED 

Lembram quando eu disse que a produtora do jogo, a Eletronic Arts, “puxam sardinha” para a Porsche? Pois é, esse game, lançado no ano de 2000, é uma prova disso. Como o próprio nome diz, é totalmente focado em carros da montadora Porsche, e até hoje, é o único jogo que se concentrou em uma única montadora. 
NFS Porsche Unleashed, obviamente, possuía somente carros da Porsche, mas a variedade era bem grande, com modelos de 1950, como o Porsche 356, até o lançamento daquela época, o Porsche 911 GT3. Segue abaixo a lista com os veículos disponíveis no jogo. 

- Porsche 356 
- Porsche 911 
- Porsche 914 
- Porsche 924 
- Porsche 944 
- Porsche 928 
- Porsche 959 
- Porsche 968 
- Porsche Boxster 
- Porsche 550 
- Porsche 917 
- Porsche 935 'moby dick' 
- Porsche 911 (964) 
- Porsche 911 (993) 
- Porsche 911 (996) 
- Porsche 911 GT1 (996) 
- Porsche 911 GT2 (993) 
- Porsche 911 GT3 (996) 

Tive que parar de escrever aqui por um instante para baixar esse jogo, e experimentá-lo para poder dar a minha opinião. Achei que é um game bom, e provavelmente me viciarei. Corri com dois modelos completamente diferentes: justamente o primeiro e o último carro lançado até então: o 356 e o 911 GT3. Dizem que a produtora foi bem fiel quanto a dirigibilidade dos veículos, e realmente notei uma grande diferença no controle de ambos. O Porsche 356 possuía uma direção dura, porém pelo fato de não ter um motor muito potente, consegue se comportar bem em uma curva. Entretanto, o Porsche 911 GT3 é bem rápido na aceleração, e responde bem nas curvas, mas devido a sua alta velocidade, acaba deslizando.








Não sei como é dirigir um Porsche na vida real, mas muito provavelmente eles conseguiram simular bem a direção dos carros. Posso dizer que a diversão desse jogo é garantida, mesmo sendo um game antigo. Se você é fã dessa montadora e/ou quer se especializar sobre ela, é uma ótima pedida, pois o game possui uma galeria de fotos e vídeos com toda a história.



NEED FOR SPEED – HOT PURSUIT 2 

Devido ao grande sucesso do primeiro Hot Pursuit, a Eletronic Arts resolveu lançar em 2002 a continuação do game: Need for Speed – Hot pursuit 2, dessa vez para consoles mais recentes. 
Esse episódio era basicamente o mesmo que o primeiro NFS Hot Pursuit: você poderia ser piloto ou policial, correndo por pistas exóticas com carros esportivos, porém com gráficos melhorados. 
O jogo também possuía uma lista extensa de carros, com maior destaque para as viaturas policiais, que dessa vez tinha mais variedades, principalmente a versão para PC: 

- Lotus Elise 
- Vauxhall VX220 
- Opel Speedster 
- Mercedes-Benz CL55 AMG 
- Ford Falcon TS50 (também possuía versão da polícia, exceto para Playstation 2) 
- Jaguar XKR Coupé 
- BMW M5 (também possuía versão da polícia) 
- BMW Z8 
- HSV Coupé GTS (também possuía versão da polícia, exceto para Playstation 2) 
- Ford Mustang (também possuía versão da polícia) 
- Chevrolet Corvette Z06 (também possuía versão da polícia) 
- Dodge Viper GTS (também possuía versão da polícia, exceto para Playstation 2) 
- Porsche 911 Turbo (também possuía versão da polícia, exceto para Playstation 2) 
- Ferrari 360 Spider 
- Aston Martin V12 Vanquish 
- Ferrari 550 Barchetta Pininfarina 
- Diablo 6.0 VT (também possuía versão da polícia, exceto para Playstation 2) 
- Porsche Carrera GT 
- Lamborghini Murciélago (também possuía versão da polícia) 
- Mercedes-Benz CLK-GTR 
- Ferrari F50 
- McLaren F1 
- McLaren F1 LM 
- Ford Crown Victoria (carro exclusivo da polícia) 


Quem curte uma boa música tem um motivo a mais pra gostar do jogo. Pela primeira vez, um jogo da série tinha músicas licenciadas de bandas famosas (pelo menos lá fora), principalmente rock – estilo que eu gosto. 
Esse jogo também é bom, mas o que eu acho que pecou foram as perseguições policiais, pois estavam mais difíceis. A polícia marcava mais em cima, e era impossível terminar a corrida sem ser multado pelo menos uma vez. Foi aí que eu peguei um certo trauma dessas perseguições, e eu sempre evitava nos jogos seguintes, exceto em NFS Hot Pursuit 2010, que falarei mais a frente. Ah, e mais uma informação: este game é o último com a presença de carros da Ferrari. Explicarei mais quando eu for falar do próximo jogo.
Recomendação? Sim, é divertido, podem jogar. 





Então é isso, galera, espero que tenham gostado. Peço milhões de desculpas pela demora, pois como eu disse tenho pouco tempo livre para atualizar o blog. E demorei mais por querer fazer algo de qualidade. E espero que a demora tenha compensado!
Mas se engana se pensa que acabou. Resolvi dividir essa matéria em duas partes, para não ficar muito grande. Então a segunda parte vem na próxima semana. Contarei como a série se tornou finalmente consagrada e reconhecida como ela é, e como tudo que sobe acaba descendo, contarei também como Need for Speed fracassou em alguns jogos, e tenta se recuperar até hoje. Então não perca na semana que vem! Se gostou, compartilhe, e comente se quiser. Eu agradeceria muito, porque deu muito trabalho fazer isso. E garanto que a segunda parte vai ter muito mais coisas.

Uma boa noite, e um grande abraço!

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