Denatran não sabe se sistema aumentará custo para obter CNH. Equipamento está em teste e será obrigatório a partir de junho de 2013.
Maria Cristina Hoffman, coordenadora de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Ministério das Cidades, explicou que para obter a CNH o aluno faz em média 30 aulas teóricas e práticas. A partir de junho de 2013, quando o simulador passará a ser obrigatório, serão ao menos mais cinco horas de treino no equipamento. A intenção é reduzir o número de acidentes no trânsito.
Ao utilizar o novo sistema o aluno será acompanhado on-line pelo Detran, explicou o instrutor Altair Neves. “Teremos um equipamento que vai emitir um relatório completo de tudo que aconteceu durante aquela aula, como uma troca de marcha errada ou passagem direta em parada obrigatória”, informou.
Mini carro
O simulador é um mini carro que tem todas as funções de um veículo normal para o iniciante aprender a lidar com todas as situações. “É muito importante, do jeito que o trânsito está hoje eu acho que é necessário”, disse o autônomo Keler Santulo, matriculado em um curso.
O instrutor Adriano Silva contou que os alunos que já passaram pelo simulador se sentem mais seguros quando participam das aulas prátricas no trânsito. “Ele [o aluno] não vem com tanto nervosismo e tem um conhecimento mais apurado da direção”, disse.
A coordenadora de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Ministério das Cidades afirmou que existe a pretensão de criar simuladores para outros veículos. “Talvez em 2014 a gente já tenha uma novidade em relação ao simulador para motos”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário